A importância de pensar na carreira profissional ainda na faculdade

Postado por Marketing em 10/maio/2018
thumb image

Destaques

Sobrevivendo na Faculdade

Quando pensamos na universidade, logo lembramos das festas e das amizades que fazemos nesse período. Mas nem só de diversão é feita a faculdade: para ter relevância na sua futura profissão é necessário já começar a pensar na carreira profissional desde o primeiro dia como calouro. Estágios, projetos extracurriculares, contatos com colegas e até sua […]

[ssba-buttons]

Quando pensamos na universidade, logo lembramos das festas e das amizades que fazemos nesse período. Mas nem só de diversão é feita a faculdade: para ter relevância na sua futura profissão é necessário já começar a pensar na carreira profissional desde o primeiro dia como calouro.

Estágios, projetos extracurriculares, contatos com colegas e até sua postura na sala de aula tem um grande poder de influência nas oportunidades que você vai conseguir depois de formar.

Quer saber mais sobre a importância de cuidar da sua vida profissional já na faculdade e ainda descobrir como fazer isso da melhor forma? Continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Trabalhe seu networking

O networking ou a rede de contatos que você faz durante toda a sua carreira é um dos pilares fundamentais para o sucesso profissional. É por meio dele que você tem acesso a oportunidades, recebe informações privilegiadas sobre a sua área e ainda tem preferência em processos seletivos.

Por isso, quanto antes você começar a fazê-lo, melhor! E a graduação é um ambiente ideal para conhecer pessoas e fazer conexões. Você pode começar sendo responsável nos trabalhos em grupo, participando de projetos e eventos da faculdade, além de manter contato com professores e profissionais da sua área.

Outra maneira de enriquecer seu networking é estar presente no LinkedIn, adicionando os profissionais que já conhece, mantendo o perfil atualizado com suas experiências, além de usá-lo para manter contato com quem é relevante para sua carreira profissional.

Invista em cursos

Por mais que uma graduação tenha muita relevância para o currículo, nem sempre é possível aprender tudo o que é preciso para ser um bom profissional dentro da sala de aula.

As universidades, muitas vezes, não conseguem acompanhar a velocidade das mudanças que acontecem no mercado. Por isso, é fundamental investir em cursos para se qualificar.

Podem ser workshops voltados para a sua área ou, também, aulas para desenvolver as tão faladas soft skills — habilidades ligadas ao talento de se relacionar e ser um profissional melhor, como facilidades em realizar trabalhos em equipe, comunicação, liderança e pensamento analítico.

Faça intercâmbio

O mercado hoje anda tão competitivo que saber falar inglês deixou de ser um diferencial para ser um requisito na maioria dos cargos. Para se destacar nesse cenário, um intercâmbio pode ser interessante tanto para melhorar sua pronúncia quanto para aprender uma nova língua.

E a graduação é um período muito propício para viver essa experiência. Diversas universidades possuem parcerias com instituições estrangeiras, oferecendo oportunidades de fazer uma parte do curso em outro país, contando inclusive com programas de bolsa.

Além disso, o intercâmbio é uma ótima forma de expandir sua rede de contatos, fazendo conexões com gente do mundo todo, além dos outros intercambistas brasileiros que você conhecerá nesta jornada.

Estagie em diversas áreas

Por mais que a faculdade dê uma boa base teórica, é só na prática que você vai saber de verdade o que aprendeu e descobrir quais áreas da sua profissão você tem mais afinidade. Durante a graduação, é muito importante procurar um estágio o quanto antes e diversificar suas experiências para descobrir no que você realmente gosta de trabalhar.

Outro motivo importante de fazer estágios durante a graduação é o fortalecimento do networking que falamos lá no começo do texto. Estagiando em diversas empresas, você terá contato com profissionais que podem te ajudar a crescer no futuro, especialmente se realizar um bom trabalho, deixando uma marca positiva na empresa.

Se envolva em projetos

Não só de estágios se faz a experiência na faculdade: há ainda diversas opções interessantes que podem enriquecer o seu currículo, principalmente se você estiver com dificuldades para conseguir sua primeira oportunidade.

Projetos de extensão, iniciação científica, empresas júnior e as Atléticas são boas maneiras de você se movimentar, conhecer pessoas, aprender novas habilidades e experimentar atividades diferentes do campo de conhecimento do seu curso.

Um dos maiores erros de quem ainda não começou a fazer estágio é ficar parado esperando a oportunidade ideal cair do céu. Ao se envolver nas diversas experiências que a universidade oferece, você demonstra para o mercado que tem interesse em aprender. Isso faz com que nos próximos processos seletivos, você tenha algo mais a oferecer, com vantagem competitiva para se destacar.

Tenha um plano de carreira profissional

Você sabe aonde quer chegar na sua vida profissional? Quais são os seus objetivos em um, dois, cinco e dez anos? Quais são suas metas e ambições?

Todas essas perguntas são relevantes para que você não gaste tempo e energia com experiências que não vão te levar para mais perto do sucesso profissional almejado. De nada adianta batalhar tanto para, lá na frente, descobrir que você conquistou algo que nem queria, não é mesmo?

Por isso é tão importante elaborar um plano de carreira bem estruturado, identificando sua verdadeira ambição com metas realistas que irão te ajudar a alcançar o tão sonhado emprego.

Pensar na carreira profissional ainda na faculdade melhora suas chances de conseguir o que quer no futuro e ainda te ajuda a se destacar na profissão. Aproveite nossas dicas e não fique parado!

Se você gostou do conteúdo, confira também como fazer contatos profissionais no ambiente universitário.

[ssba-buttons]

One thought on “A importância de pensar na carreira profissional ainda na faculdade”

Comentar o Artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado.