O surgimento dos jogos universitários e das Atléticas
Postado por Marketing em 05/set/2018Destaques
Eventos Universitários
Inseridas no ambiente universitário, as Atléticas desempenham uma série de funções benéficas à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos. Elas promovem a integração entre estudantes, incentivam a prática de esportes e ainda promovem ações em prol do bem-estar social. Isto é, as Atléticas são coisa séria. Hoje, elas fazem parte da rotina de grande parte das […]
Inseridas no ambiente universitário, as Atléticas desempenham uma série de funções benéficas à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos. Elas promovem a integração entre estudantes, incentivam a prática de esportes e ainda promovem ações em prol do bem-estar social. Isto é, as Atléticas são coisa séria.
Hoje, elas fazem parte da rotina de grande parte das universidades brasileiras, mas você já se perguntou como surgiu a cultura dos jogos universitários no Brasil? Neste post, vamos falar sobre quando e como esse rolê começou, continue a leitura e conheça um pouco dessa história.
História Antiga
A cultura dos jogos universitários é coisa antiga, as primeiras disputas aconteceram no início do século 19, em 1916, segundo levantamento feito pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude com apoio do Ministério do Esporte. Nessa época, as disputas estavam centradas no eixo Rio-São Paulo, e eram promovidas competições interestaduais de universitários desses dois Estados, assim como competições isoladas nas próprias universidades.
Já no século 20, na década de 30, surgiram as primeiras federações e associações. Na mesma década, outros Estados passaram a ser incluídos nas competições, mais precisamente Minas Gerais, Paraná, Bahia e o antigo Distrito Federal (Guanabara), por meio da primeira Olimpíada Universitária Brasileira, realizada em 1935, na capital paulista.
Em 1939, foi criada a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para organizar e estabelecer diretrizes para o esporte universitário. A CBDU passou então a organizar e oficializar competições desportivas em todo o país, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que tinham como diretrizes de sua filosofia a amizade, a fraternidade, a perseverança, a integridade e a cooperação.
De lá pra cá, as competições passaram por reformulações e se tornaram ainda mais populares, ascendendo nas universidades a cultura das Atléticas. Mais do que diversão, as Atléticas representam o sentimento de união em prol de algo em comum, promovendo a integração dos estudantes e estimulando uma vida mais ativa por meio da prática de esportes.
[ssba-buttons]